domingo, 25 de janeiro de 2015

Estratégia Momentum

Momemtum
Uma estratégia muito difundida nos Estados Unidos é conhecida como momentum strategy e basicamente consiste em montar carteiras com os papéis que apresentaram as maiores valorizações de preço dentro de um determinado período de tempo (por exemplo, nos últimos 6 meses) sob a hipótese de que essas ações continuarão apresentando performance superior as demais ações listadas na bolsa.

No trabalho de Jegadeesh e Titman (1993), a partir de séries históricas, foi identificado o efeito momentum e de acordo com esse estudo a estratégia de vender os ativos que apresentaram um mau desempenho e comprar aqueles que obtiveram um bom desempenho passado leva a retornos positivos nos meses seguintes. Posteriormente, Fama & French (1996), Jegadeesh e Titman (2001) e Rouwenhorst (1998) corroboram esse estudo para os mercados norte-americano e europeu, enquanto Mussa (2007) testou essa mesma hipótese para o mercado brasileiro. 

Nesse artigo faremos um backtest inspirado nos trabalhos citados, só que ao invés de utilizar diretamente os preços ou os retornos, usaremos o Índice de Força Relativa, em base semanal, como filtro das ações negociadas na BOVESPA que irão compor a carteira. Os rebalanceamentos ocorrem mensalmente a partir dos preços de abertura da segunda semana de cada mês com as cinco empresas que apresentaram os maiores IFR´s no período de 6 meses. Além disso, somente operações de compra e liquidação da compra ocorrerão, os preços das ações precisam estar acima de R$ 5,00, os papéis precisam apresentar uma média superior a 1.000 negócios e os custos de negociação para entrada e saída são computados. Dessa forma a carteira será sempre composta por empresas com boa liquidez e tendem a sofrer um menor efeito devido ao valor de baixas cotações (volatilidade).

Os relatórios e gráficos abaixo destacam algumas estatísticas do backtest de janeiro de 2006 a dezembro de 2014 sobre o gráfico semanal com um capital inicial de R$ 100 mil.


É possível observar que o maior baque da estratégia ocorreu em 2008 com a crise de crédito nos Estados Unidos, isso provocou uma devolução de 60% do pico de resultado (máximo drawdown).



Ao contrário ao observado com o Ibovespa em 2014 que acumulou uma perda de 2,8% a estratégia de Momentum registrou uma alta de quase 36% já com os custos de negociação aplicados. Em todo o período  o sistema obteve um retorno de 165% contra ganho de 50% do Ibovespa.


Bibliografia:
  • FAMA, E. F.; FRENCH, K. Multifactor explanation of asset pricing anomalies. Journal of Finance, v. 56, n. 1, p. 55-84, 1996.
  • JEGADEESH, N.; TITMAN, S. Returns to buying winners and selling losers: implications for stock market efficiency. Journal of Finance, v.48, n. 1, p. 65-91, 1993.
  • MUSSA, A. et. al. A Estratégia de Momento de Jegadeesh e Titman e suas Implicações para a Hipótese de Eficiência do Mercado Acionário Brasileiro. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO, 10., 2007, São Paulo.
  • ROUWENHORST, K. G. International momentum estrategies. Journal of Finance, v. 53, n. 1, p. 267-284, 1998.

sábado, 10 de janeiro de 2015

Ranging Market: Mini Índice

Nos artigos anteriores sobre ranging market discutimos seus conceitos e a combinação das acumulações no gráfico diário com os movimentos no intraday das ações. Agora iremos aplicar ideia semelhante sobre o gráfico intradiário do mini contrato futuro de Ibovespa (WING15)  e verificar sua validade.

No gráfico de 5 minutos, entre os pregões de 07 e 08 de janeiro, o indicador ADX(5) apontou acumulações em quatro oportunidades que foram seguidas por novos movimentos de tendência (break-out).


Outra forma de trabalhar com essa formação é aplicar uma média móvel, por exemplo 21 períodos, e os rompimentos das acumulações indicarem quando é reversão ou correção. No gráfico de 60 minutos do WING15 ocorreu uma reversão de tendência em 17-dez/2014 e até o pregão do dia 30-dez/2014 os momentos de ranging market serviram apenas como correções até a chegada de uma nova reversão.


Futuramente discutiremos o método de identificar acumulações com o uso de fractais.