segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Múltiplo Time Frame

Position Trader
Quando pensamos em evolução de preços, seja de ações ou contratos futuros, o mais comum é trabalhar com um tempo gráfico por vez. Entretanto, a ferramenta Amibroker permite que dentro de uma mesma janela coloquemos dois tempos gráficos distintos e com isso tenhamos uma visão mais ampla do comportamento do ativo.


 No gráfico de 15 minutos de Bradesco PN (BBDC4) foi possível incluir o contorno da faixa de oscilação do 60 minutos. Esse recurso facilita na detecção de quando os limites do time frame maior é superado ou perdido ao longo do dia (também é possível aplicar essa ideia sobre os tempos diário e semanal).



A partir desse mesmo princípio podemos traçar dentro de um único gráfico médias ou qualquer outro indicador calculados em tempos gráficos diferentes (múltiplos time frames). Por exemplo, no gráfico de PETR4 temos a média de 21 períodos tanto para o tempo de 5 minutos quanto para os de 15 e 60 minutos . Em várias ocasiões isso auxilia na identificação de barreiras que o preço encontrará durante o seu  movimento de alta ou de baixa. No caso específico de Petrobras PN a média do 15 minutos funcionou como uma espécie de resistência para a reação dos preços no gráfico de 5 minutos.



No próximo artigo construiremos uma estratégia baseada em Múltiplos Time Frames. 
Assine a  lista do Rivanews.com para receber as próximas atualizações.