sábado, 12 de abril de 2014

Como filtrar as Ações de Alta Volatilidade


Swing Trading
No mercado financeiro a palavra Volatilidade causa calafrio em muitos investidores. Isso acontece porque uma ação com alta volatilidade indica que seus preços dentro de um determinado período de tempo apresentaram fortes oscilações percentuais e, portanto, existe o risco do papel continuar com movimentos bruscos (lembre-se que a volatilidade indica dispersão e isso significa que os preços poderão ir para qualquer um dos lados). 



Por exemplo, grosso modo, uma ação que apresenta volatilidade diária de 2% poderá em média sofrer oscilações diárias dessa magnitude para cima ou para baixo. A forma mais comum de calcular a volatilidade histórica é a partir do desvio padrão (mais detalhes sobre volatilidade você encontra no livro Operando com Trading Systems na Bolsa de Valores).

Nesse artigo vamos tentar construir uma estratégia que antes de disparar uma entrada checará o nível da volatilidade do papel nas últimas duas semanas (10 pregões) e caso esse patamar esteja acima do estipulado pelo investidor (aversão ao risco) o sistema não abrirá posição. Como o objetivo desse artigo é apenas ilustrar o uso desse tipo de filtro, as regras de entrada e saída serão bem simples:

Entrada na compra:

  • Volatilidade histórica diária de 10 períodos  menor que 2%;
  • Preço de fechamento deverá cruzar para cima a maior máxima registrada nos 10 pregões anteriores;
  • Entrada no preço de abertura da barra do pregão seguinte.

Saída da compra:
  • Preço de fechamento deverá cruzar para baixo a menor mínima registrada nos 5 pregões anteriores;
  • Saída no preço de abertura da barra do pregão seguinte.
Todos os critérios de "backtesting" utilizados no livro foram mantidos (máximo de 10 papéis na carteira, máxima participação individual de 10%, custo de emolumento/corretagem de 0,15% do volume financeiro,etc.). As ações utilizadas nesse teste são aquelas pertencentes à carteira IBOVESPA.

Segue o desempenho no período de 3-jan/2011 a 11-abr/2014 (backtest).


Apesar do Ibovespa a vista registrar no mesmo período queda de 25,9%  o backtest registrou ganho de 4,63% com corretagem e emolumentos.

No geral, a ideia desse artigo é chamar a atenção para o uso da volatilidade como filtro das estratégias, onde o trader poderá ajustar seu método corrente ao seu apetite pelo risco.