domingo, 23 de dezembro de 2012

Ranging Market pt2

No artigo anterior foi discutido o conceito de ranging market e o uso do indicador ADX para detectar esses movimentos. Para tentar atenuar os problemas de atraso nos cenários de brusca mudança da tendência podemos reduzir a calibração do ADX para 5 períodos e definir como  ranging market quando o indicador estiver abaixo de 30.

A partir da identificação de um ranging market podemos traçar linhas que delimitem a faixa provável de oscilação. Há várias formas de plotar esses limites: suportes e resistências anteriores, desvio padrão, ATR, etc.Com a faixa de preço projetada o trader pode usar essa informação em estratégias de rompimento (break-out).

Sobre o gráfico diário de COPEL PNB foi utilizado o ADX(5)  abaixo de 30  como regra de cor. Em 30 de outubro de 2012 ocorreu o rompimento do suporte projetado e dali em diante o preço do papel sofreu uma queda de 14%.


O mesmo raciocínio pode ser aplicado ao gráfico intradiário. Por exemplo, o 60 minutos de Klabin PN passou por uma acumulação entre os pregões de 11 e 12 de dezembro/12  que após ser vencida abriu espaço para a queda. Uma segunda acumulação aconteceu entre 18 e 19 de dezembro/12, mas dessa vez o preço rompeu o topo do movimento e abriu caminho para a tendência de alta.


Somado a tudo que vimos também é possível combinar as acumulações do diário com operações no intraday, onde o timeframe maior serve para identificar os cenários de ranging market e no intradiário é aplicado indicadores de sobrecompra/sobrevenda.