quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Squeeze - Afunilamento

Swing Trading
É mérito de John Bollinger cunhar  a palavra Squeeze (afunilamento) para as situações de acumulação onde a amplitude do movimento dos preços vai se estreitando.

A idéia é que após um período de afunilamento das Bandas o preço entre novamente em tendência e o rompimento de um dos lados mostrará se esta é de alta ou de baixa. Para detectar esse fenômeno basta uma simples observação do comportamento das Bandas ou então utilizar o Bollinger BandWidth para quantificar o nível de afunilamento - quanto menor mais estreita ela será (mais detalhes sobre esse  indicador  você encontra no livro Operando com Trading Systems na Bolsa de Valores).

Como exemplo, no gráfico de 15 minutos de VALE PNA podemos verificar que ocorreu uma acomodação dos preços e isso permitiu que as bandas de Bollinger se estreitassem, em seguida os preços explodiram e esse aumento de volatilidade fez as bandas se abrirem.


No livro vimos que o "portfolio backtesting" de janeiro de 2001 à novembro de 2010 apresentou uma rentabilidade de 270,7% versus um ganho de 338,9% do Ibovespa. A seguir veremos como a estratégia se comportou entre dezembro de 2010 à novembro de 2011.

Swing Trading
Universo de escolha
Todos os critérios de "backtesting" utilizados no livro foram mantidos (máximo de 10 papéis na carteira, máxima participação individual de 10%, etc.), apenas o universo de empresas foi ampliado de 22 para 40.

Segue a tabela de resultado:

domingo, 6 de novembro de 2011

Médias Móveis


Swing Trading
A média móvel é um indicador do tipo seguidor de tendência que trabalha abaixo dos preços dentro dos movimentos de alta e acima dos mesmos nas tendências de baixa (mais informações podem ser encontradas nos livros E$tratégia Acionária para Vencer na Bolsa de Valores e Operando com Trading Systems na Bolsa de Valores).

Geralmente, quando estamos começando com Trading Systems, o primeiro sistema que testamos é baseado nos cruzamentos Preço vs Média ou Média Curta Vs Média Longa. Porém, vale destacar que esse tipo de estratégia é funcional em cenários de  tendência e sofre muito dentro de acumulações. Para exemplificar os seus prós e contras iremos construir um sistema  e aplicar sobre o gráfico diário de Hypermarcas ON a partir de 2008.



Regra de Compra:
  • Se o preço de fechamento atual cruzar para cima a média simples de 21 períodos da barra anterior;
  • Entrada na abertura da barra seguinte.
Regra de Saída da Compra:

  • Se o preço de fechamento atual cruzar para baixo a média simples de 21 períodos da barra anterior;
  • Saída na abertura da barra seguinte.
O relatório mostra que a estratégia foi lucrativa e superou o Buy & Hold, mas as acumulações foram prejudiciais e houve uma grande devolução dos resultados a partir de uma sucessão de perdas (Drawdown de R$ 9.535,48 e até 8 perdas consecutivas).


No próximo artigo discutiremos sobre algumas formas de filtrar as acumulações.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Grávida de Alta

Position Trader
O capítulo 4 do livro Operando com Trading Systems na Bolsa de Valores abrange os padrões do Candlestick e para exemplificá-los foi construído um sistema baseado no formato Grávida de Alta. Aplicado sobre o gráfico diário de USIMINAS PNA (USIM5) vimos que esse padrão apareceu em 91 ocasiões distintas entre janeiro de 2001 à Novembro de 2010. Além disso, a duração média das operações foi de 4 pregões e mesmo assim o resultado acumulado da estratégia ultrapassou 400% (emolumentos e corretagem inclusos).

Ao aplicar a mesma estratégia a partir de Dezembro de 2010 até o final de Outubro de 2011, o ganho acumulado  foi de 1,8% e, em um primeiro momento ele poderá parecer muito modesto, mas vale lembrar que nesse mesmo período USIM5 acumula uma baixa de 38%.

Se ao invés de nos atermos sobre um único papel tivéssemos preferido utilizar o mesmo sistema para compor uma carteira de ações*, o resultado de Dezembro de 2010 à Outubro de 2011 acumula uma perda de 2,2% versus um prejuízo de 15,9% registrado pelo IBOVESPA (um bom sistema de alta pode perder dentro de ambientes de baixa, mas esse prejuízo deve ser pequeno).


Outro ponto importante é que dada a natureza de curta duração das operações dessa estratégia, nos períodos que o sistema se mantêm fora o trader/investidor pode aplicar seus recursos em outras modalidades.

*Todos os critérios de "backtesting" discutidos no livro foram mantidos (máximo de 10 papéis na carteira, máxima participação individual de 10%, etc.), mas agora o universo de empresas foi ampliado de 22 para 40.