quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Squeeze - Afunilamento

Swing Trading
É mérito de John Bollinger cunhar  a palavra Squeeze (afunilamento) para as situações de acumulação onde a amplitude do movimento dos preços vai se estreitando.

A idéia é que após um período de afunilamento das Bandas o preço entre novamente em tendência e o rompimento de um dos lados mostrará se esta é de alta ou de baixa. Para detectar esse fenômeno basta uma simples observação do comportamento das Bandas ou então utilizar o Bollinger BandWidth para quantificar o nível de afunilamento - quanto menor mais estreita ela será (mais detalhes sobre esse  indicador  você encontra no livro Operando com Trading Systems na Bolsa de Valores).

Como exemplo, no gráfico de 15 minutos de VALE PNA podemos verificar que ocorreu uma acomodação dos preços e isso permitiu que as bandas de Bollinger se estreitassem, em seguida os preços explodiram e esse aumento de volatilidade fez as bandas se abrirem.


No livro vimos que o "portfolio backtesting" de janeiro de 2001 à novembro de 2010 apresentou uma rentabilidade de 270,7% versus um ganho de 338,9% do Ibovespa. A seguir veremos como a estratégia se comportou entre dezembro de 2010 à novembro de 2011.

Swing Trading
Universo de escolha
Todos os critérios de "backtesting" utilizados no livro foram mantidos (máximo de 10 papéis na carteira, máxima participação individual de 10%, etc.), apenas o universo de empresas foi ampliado de 22 para 40.

Segue a tabela de resultado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário